Hoje é Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
   
 
 
 
Perfil de Arujá
   

::: Conheça o Brasão

Terciado em faixa ondada de azul, com doze peixes também de prata, tendo o escudo sanítico de campo de prata com chefe duas estrelas de goles e na ponta a cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Coroa mural de prata, conforme a Lei 167/1968

 

Simbologia

A faixa ondada com peixes de prata representa o nome Arujá (em tupi: Aru-ya), abundante de peixinhos, chamados no Estado de São Paulo de barrigudinhos, como se lê em Teodoro Sampaio: O Tupi na Geografia Nacional.

As duas estrelas em chefe representam os símbolos do Escudo de Armas do Brasil (com seu ornamento exterior) e do Estado de São Paulo (com o seu timbre sobreposto ao Escudo do mesmo Estado). A Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo é o símbolo tradicional do Brasil, já figurando nas caravelas do descobrimento, no Escudo do Brasil-Reinado e do Brasil-Império e, no espiritual, o Brasil pertenceu à nossa Ordem.

Trata-se de um brasão parlante, representando o seu próprio nome, isto é, a sua toponímia, Arujá, como figura central da sua simbologia. Foi conseguido o máximo de simbologia heráldica no mínimo de representação, o que constitui o ideal dos brasões heráldicos de domínio.

Fonte: Livro - Arujá Cidade Natureza
Autor: João G. Machado

A coroa mural de prata é o símbolo de domínio. Representa autonomia política do município e símbolo de autoridade e foi atualizada conforme a Lei 2.863/2016.

 

:::INFORMAÇÕES
 
     
© 2011 - Depto. de Informática - Todos os direitos reservados